quinta-feira, 5 de junho de 2008

Zé Cuíca, ou Caio Cultura, por Edisio Muniz Cavalcante

Meus queridos confrades, desde a última 2ª. Feira que estou para lhes informar sobre meu amigo Zé-Cuíca. O Zé tem mais ou menos 1,70m, 70 kg. bom de papo, sorriso fácil, faz amigos com facilidade, anda gingando bom capoeirista do mestre Bimba(diga aí, Caio) gosta de uma cervejinha, Office-boy de uma boa empresa, não dispensa um paletó não terminou o 1º grau, mas, gosta de falar difícil. Disse uma vez para a namorada: " Vim através das idades de um passado nebuloso e distante do covil do homem primevo para reclamar você".
Estávamos no Largo 2 de julho, no bar Botafogo. Zé pegou o copo, estou pensando que ele ia virar, nada. Seus olhos ficaram parados e adquiriu um brilho estranho. Zé, Zé... ele acordou como de um estado hipnótico e disse: To fustado. O que, Zé? Fustado. Zé você quer dizer frustrado. Eu vivia num mar de rosas lá na empresa. Todo mundo era igual. Éramos irmanados. Mas, aí começou: 1º foi o problema da senha. Eu ligava para onde eu queria para outro estado, porque eu operacionalizo com o Brasil inteiro. Agora tenho de utilizar a senha do colega.
Outro dia veio um ligação do Rio e eu precisava dar uma resposta para o cliente. Ficou uma semana sem dar a resposta porque o colega tinha viajado. Outro dia Edisio, eu tomei um susto, corri. Rezei o Pai Nosso, o salmo 91. Depois que eu vi que era outro tipo de segregação. Entrei numa sala e ouvi uma voz bem alta. Não vi nada e foi aí que eu tremi. Mas depois fui em outra sala e vi a mesma coisa. Não podia ser assombração. Me aproximei e vi. Um aparelho de cor preta. Viva voz. A coisa mais sofisticada que eu conheço em termos de telefonia. Aí eu ouvi um trestor. Trestor?! O que é isso Zé? Aquele povo que tem poder de fogo sobre a gente. Gestor, Zé. O aparelho, é para detectar sinais de satélite, conversar com Lula e ministros, tomar altas decisões, e negociar dívidas externas etc. Zé, esse aparelho tão sofisticado é para todo mundo, já que todos somos iguais? Qual nada, irmão, só para gestores! Estou fustado. Frustrado, Zé. Minha auto-estima está lá em baixo. Vou procurar um analista senão vou fica doido. Não acredito nisso, Zé. Te juro. Zé, mas quem inventou isso. Não sei bem ao certo.Mas parece que foi o draf, ou praf. Zé, não conheço nenhuma dessas siglas. O que eu conheço que mais se aproxima é NARAF. Zé, você um invejoso e ressentido. Porque se você também tivesse um, não estava falando.
Obrigado, mestre Edisio, bela homenagem!

Nenhum comentário: